domingo, 22 de março de 2015

Colômbia - Parque Tayrona



Quando eu era criança, imaginava o Édem literalmente como um jardim, desses que se tem em casa. E achava meio entediante. Depois, entendi que seria necessário uma natureza mais complexa para abrigar tantas vegetações e animais e comecei a pensar em algo como uma floresta, mas nunca tinha conseguido visualizar o Édem na minha cabeça - até que visitei o Parque Tayrona. É a natureza habitável mais incrível/intacta/deslumbrante que já vi. Sem dúvidas, uma das melhores experiências da minha vida.


O Parque Tayrona é uma reserva natural tombada ao norte de Santa Marta. É enorme, e com poucas partes acessíveis de carro. Para conhecer um pouquinho do parque é preciso disposição para caminhar e paciência para enfrentar toda a burocracia de ingresso. Da entrada principal, uma van te deixa um pouco mais dentro da mata e depois, só a pé ou a cavalo. Uns 15 minutos a pé te deixam na praia com melhor infraestrutura do parque, que tem inclusive um tipo de spa. Mas fora isso, o parque é bem organizado, mas sem grandes estruturas.
Duas horas de caminhada te deixam no camping principal, bem na praia, onde se pode dormir nas barracas ou nas redes. Eu dormi na rede e acordei bem cedo pra ver o nascer do sol.
Dentro do Parque ainda existem tribos indígenas quase independentes. Fiz amizade com uma das crianças que conheci no caminho e fui visita-los. Fui bem recebida, mas me senti muito intrusa e nem sequer tirei foto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário