quinta-feira, 21 de maio de 2015

Colômbia - Cabo de la Vela


Ir para a Colômbia sozinha e ainda viajar de ônibus pelas estradas do país já parecia aventura suficiente, mas foi absolutamente fácil e nada assustador até inventar de ir ao Cabo de la Vela, um quase deserto no distrito de Guajira - conhecido pela comunidade e artesanato indígena,  perto na fronteira com a Venezuela.

De Santa Marta, subi até Palomino, uma praia enorme e brava - acho que mais legal para quem curte surf e tal. Mas o hostel, The Dreamer, era uma delícia, com piscina, bar e tudo o mais. (Aliás, acho que já comentei que os hostels da Colômbia são os melhores que já conheci, né?!)
 
Pedi informações de como podia chegar até Cabo de la Vela e a funcionária do hostel me indicou um transporte privado e uma pousada e ainda me tranquilizou dizendo que era mais urbanizado do que parecia. Como tudo até ali tinha corrido super bem, fiquei tranquila.

Peguei um ônibus que me deixaria num cruzamento, ali teria que pegar um outro carro que me levaria até um vilarejo onde o tal transporte privado me buscaria. O detalhe é que esse cruzamento era uma loucura e os carros que ofereciam transporte eram simplesmente carros. Nenhum indicativo de empresa, cooperativa, nada. Era confiar no dono do carro e entrar. Como não tinha outro jeito...


Quando cheguei no tal vilarejo, já estava muito assustada e fiquei mais ainda. É o lugar mais sujo que já estive na vida. Muito muito muito lixo no chão. Vacas andando livre, leves e soltas. E o tal transporte privado era um caminhão com uma carroça aberta, onde iríamos nós. Estive a ponto de desistir e voltar pra Palomino, mas como já tinha passado todo o perrengue, decidi ir até o final.

Transporte até Cabo de la Vela

Apertadíssima na carroça do caminhão, entramos no deserto, muita areia batendo no rosto e um pouco de medo qd vi soldados do exército desfilando armados. Foi o único momento na Colômbia que realmente me senti insegura ou com medo de guerrilha.

 
Moradores locais
Enfim chegamos ao Cabo de La Vela e minha pousada era uma cabana na areia da praia. Quando pedi para tomar banho, a menina me deu um balde d'água com uma caneca e me levou para um quadradinho de palha. E isso era tudo.


Além da aventura um pouco assustadora, Cabo de la Vela é um dos lugares mais impressionantes que já fui. É até difícil descrever, mas acho que as fotos falam melhor do que as palavras, nessas horas.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário