quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Primeiro mundo: a gente vê por aqui!


 Minha vida está uma correria só, mas antes da minha próxima viagem (amanhã estou indo passar uma semana em Londres!) preciso escrever sobre Genebra. Como sempre, viajei sem muito planejamento e, para falar a verdade, sem grandes expectativas. 

É Suiça, é chique, é primeiro mundo, é caro. Era tudo o que eu sabia.

Nos primeiros momentos, me iludi e pensei que nem fosse tão caro assim. O vôo foi razoalvelmente barato, se levarmos em conta que comprei em cima da hora, e os pontos turísticos são gratuitos ou a preços muito baixos. Para melhorar, o Franco Suíço vale menos que o Euro. Parecia bom demais para ser verdade. E era. Até consegui comprar uma blusinha baratíssima na primeira loja que entrei, mas parou por aí. Todo o resto era um absurdo de caro. Roupas, sapatos, comida, bebida, transporte...

Minha sorte é que existe Couchsurfing. E minha sorte maior ainda é que Deus sempre me abençoa na escolha dos meus hosts. Isso sempre foi claro para mim, mas em Genebra ficou ainda mais evidente. Toda vez que procuro um couch, peço, em oração ou pensamento, que Deus me ajude a encontrar uma casa segura. Até agora, muito mais que isso, conheci várias pessoas bacanas. 

Mas, dessa vez, eu tinha pedido um pouquinho mais. Minha principal motivação para ir à Genebra era um concerto da minha igreja com vários cantores que eu gosto, o principal deles, Leonardo Gonçalves. Sendo assim, queria passar um fim de semana tranquilo, sem badalação, e, para isso, precisava de um host que não vivesse de festas e baladas. Como de costume, enviei o "couchrequest" para vários perfis, mas tinha o meu preferido. Um rapaz que parecia perfeito para o que eu queria. O único problema é que dificilmente você é aceito por sua primeira opção. Eu nunca tinha sido, mas em Genebra, eu fui! Fiquei muito feliz quando o Christoph aceitou meu pedido e mais feliz ainda quando nos conhecemos.


Além de ser super inteligente, ele adora discutir e seu assunto predileto é, justamente, religião. Nem preciso dizer mais nada, né? Logo eu, que já nem gosto de um debate! hehehe
Passamos o fim de semana inteiro argumentando sobre todos os assuntos possíveis e, no fim das contas, ele foi ao evento da igreja comigo. E totalmente por iniciativa dele, porque eu demorei para convidá-lo e só fiz depois que ele disse que estava curioso para saber como era.

Além de tudo, ele cozinhou todos os dias para mim, o que me fez economizar rios de dinheiro nessa cidade absurdamente cara. Os meus pratos preferidos foram foundeau de queijo suíço (mt chique!) e a típica batata rostie com champignon; maravilhosa!

Com tudo isso, impossível não gostar da viagem. Genebra não tem nenhum monumento de tirar o fôlego, mas, no conjunto geral, é linda, charmosa, cheia de verde e com o Lago Lémam, os alpes e o Mont Blanc no fundo que completam a paissagem. (Apesar de que, só consegui ver o Mont Blanc uma vezinha, no caminho para o show). Além do mais, é limpa, super organizada e o povo é gentil. Primeiro mundo mesmo. Eu moraria fácil!


Como turista, destaque para o prédio da ONU. Adorei conhecer uma das sedes de um dos órgãos mais poderosos do mundo. E... que venha Londres, de novo!!!











2 comentários:

  1. Que vontade de ir pra London,hehehe. Mas o post é de Genebra,então vamos falar de Genebra,né? :P
    Adorei o post. Como sempre, você consegue passar a sensação da gente estar conhecendo o local. Muito bom =)

    Lindas as fotos e DEMAIS a foto da ONU!! Chique,hun???

    E que venha London. Boa viagem. Beijocas

    Didy

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo, Maite! Suiça parece realmente ser lindíssima. E eu não esqueço Londres não, vai valer muito a pena passar lá de novo, sem dúvidas! Uma ótima viagem e que você consiga finalmente entrar em Westminster Abbey.

    ResponderExcluir