terça-feira, 26 de abril de 2011

Simplesmente Paris


Essa semana eu realizei um dos grandes sonhos da minha vida: Paris!!! E eu nem vou tentar, porque é impossível descrever o quanto estou feliz! It´s just amazing!!! Any word can express it! :D
Nada foi planejado,  tudo foi arranjado de última hora e com certeza eu vivi uma das melhores experiências da minha vida... mas minha aventura por Paris é história para outro post. Por enquanto, vou falar sobre a cidade. E que cidade!!!!!!!!! OMG!
Eu cheguei a Paris tarde da noite, então minha primeira vista pela cidade foi de madrugada. E Paris não dorme. Eu andei até às 4h da manhã e as ruas estavam cheias, tanto de jovens indo pra festas, mas também de pessoas sentadas nos bares e restaurantes, comendo, bebendo, conversando... amazing! Como o tempo estava muito bom (22° durante a noite), todo mundo resolveu aproveitar.


Meu primeiro passeio foi pela Champs-Elysées , Começando pelo Arco do Triunfo e passando por todas aquelas lojas famosérrimas! Chique demais!  E as pessoas também, todo mundo vestido de acordo.

Depois, a Torre Eiffel... uau!!! Ela é linda, apaixonante e enooorme! Sério, não imaginei que era tão grande. É simplesmente encantador. Eu cheguei lá de manhã bem cedinho e com a luz do sol amanhecendo era impossível tirar os olhos dela. Um detalhe: as 8h30 da manhã, a fila para subir a torre já era absurdamente grande. Como eu não tinha muito tempo, deixei para próxima. A dica é chegar bem cedo, tipo 7h ou ir quando já está anoitecendo. Anyway, vá preparado para enfrentar pelo menos 1 hora de fila. 

De lá, segui para o Louvre. Independente de gostar de arte ou não, o museu é OBRIGATÓRIO! Não só porque é lindo, mas também porque tem algumas das mais famosas obras do mundo. Para mim, desde que li O Código da Vinci, era um dos lugares mais interessantes de Paris e eu estava certa! :D


Apesar da fila assustadora do lado de fora, levei menos de 30 minutos para entrar. O lugar é gigantesco e você não sabe nem por onde começar. E é lógico que 90% das pessoas está ali com um único objetivo: vê-la .
Então, quanto mais perto da seção de Pinturas Italianas, mas tumultuado é o museu. Emfrente ao quadro então, são 300 pessoas se esmurrando, se empurrando para conseguir uma foto. Honestamente falando, todo mundo já viu milhares de imagens da Monalisa e para aqueles que não têm um mínimo de sensibilidade artística, como eu, não dá para reconhecer a diferença entre o real e as cópias. Ainda mais nessa confusão. Mas, para mim, isso não era muito importante. Eu estava ali, totalmente emocionada, por estar de frente para o original da mais famosa pintura feita séculos atrás pelo artista mais genial de todos os tempos.
Na minha modesta opinião e ignorância, meu parecer sobre a Monalisa: sim, ela olhava para mim. Não, não tenho a menor idéia do porque ela está com esse meio sorriso. E ao que me parece, ela é realmente a imagem afeminada do Leonardo Da Vinci.
Por fim, passeei também em torno do Rio Sena (uma graça!) e fui à Catedral de Notre Dame. É bem bonita, com vitrais lindos, mas não vi nada de tão interessante assim. Bem, ela fica em Paris e tudo nessa cidade é especial! :D

Últimos comentários: Paris é muito grande, mas de metrô você consegue cruzar a cidade toda sem dificuldade. Basta ter um mapa com o trajeto de cada linha e onde elas se encontram. O metrô não é o lugar mais limpo ou mais seguro do mundo, mas acho que os cariocas estão acostumados! ;)
Apesar da fama e do glamour, Paris é uma cidade muito barata para passear. O metrô custa 1,70 euros, mas você pode comprar um ticket que te dá direito de andar o dia inteiro por menos de 4 euros. O Louvre é GRATUITO para os residentes europeus com menos de 25 anos e no segundo domingo de cada mês é de graça para TODOS. Nos outros casos, custa apenas 10 euros. Isso eu achei sensacional. Qualquer um que esteja em Paris, seja o turista do hotel 5 estrelas na Champs-Elysées ou o africano/sul-americano ilegal faxineiro pode ver obras de arte de Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Rafael, etc... A entrada na Catedral de Notre Dame também é gratuita. E óbvio, a vista incrível do Trocadero para a Torre Eiffel está à disposição de todos... ;)


3 comentários:

  1. Ainn....simplesmente Paris!! Ela é assim, charmosa, elegante e perfeita!!
    Você descreveu tudo muito bem, me senti andando por lá de novo!!
    =)))

    ResponderExcluir
  2. FELIZ DE SABER QUE VOCÊ ESTÁ APROVEITANDO E SE ENRIQUECENDO CULTURALMENTE NA EUROPA, MINHA QUERIDA FILHA. QUANDO VOLTAR AO BRASIL, TENTE EXPLICAR AOS BRASILEIROS O QUE É A EUROPA E O BELO DE SUA DIVERSIDADE.
    BEIJOS
    TEU PAI QUE TE AMA

    ResponderExcluir
  3. A Europa tem seu charme. Paris então....aproveite bem Maite. Abraços Célia Sá

    ResponderExcluir