quarta-feira, 9 de abril de 2014

Sana: lugar de bicho-grilo




Cachoeira da Mãe - e um bichinho grilo
Duas das minhas melhores amigas me chamam de bicho-grilo. Logo eu: tão urbanizada e tão careta. Mas talvez elas tenham razão – a essência do “bicho-grilismo” está lá, timidamente manifestada nos pequenos pensamentos cotidianos. 

Não à toa, escolhi passar meu aniversário no Sana. Desde a minha adolescência, ouço falar do lugar como terra do Paz e Amor, bem no estilo Bob Marley. E, mesmo com a popularização, é verdade!





Localizado na região serrana de Macaé, próximo a Casimiro de Abreu e Nova Friburgo, o Sana é o tipo do lugar que celular não pega. Internet, então... Por incrível que pareça, só a Oi tem sinal por lá. E é ótimo que seja assim. Desligamento total.
 
A “bicho-grilisse” paira no ar do Sana desde a entrada, numa estradinha de terra toda esburacada, e fica ainda mais evidente quando se chega ao “centro”, que consiste em uma praça, um posto de saúde, uma feira de artesanato e muitas lanchonetes. Ao redor, são praticamente todos bichos-grilos. 

Cachoeira do Escorrega - nome dado por motivos óbvios
A grande atração por lá são as cachoeiras. Uma mesma trilha leva a quatro: Escorrega, Mãe, Pai e Sete quedas. A primeira, a uns 10 minutos de caminhada fácil, é bem movimentada, cheia de crianças e afins. Daí para cima, a subida complica um pouco, o que deixa tudo mais reservado e tranquilo. É uma delícia.




Mas o que mais me marcou no Sana foram o silêncio e o verde. Juntos, uma sensação de paz tão boa e, confesso, tão bicho grilo. 


Hospedagem: ficamos na Pousada Vale Encantado, que é uma delicinha e um preço justo. Um chalé aconchegante, um rio dentro da propriedade, um campinho de futebol. Há 3,5km das cachoeiras e do centro. 

Culinária: almoçamos no Macaxeira, restaurante de comida caseira que fica logo na entrada da trilha das cachoeiras. É barato e comida gostosa. 

2 comentários:

  1. Muito bom!!! Deu vontade de ir, mas quando eu for ao Sana, almoçarei num restaurante vegetariano que tem por aí. Sim, Sana tem restaurante vegetariano. É mole? hehehehe

    Didy

    ResponderExcluir
  2. Acredita que eu bem comentei sobre isso? Porque não vi comida natureba por lá e bicho grilo geralmente tende ao vegetarianismo. Então estranhei que nenhum restaurante que vi tinha coisas integrais ou menu vegetariano. Que restaurante é esse?

    ResponderExcluir