terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Cataratas do Iguaçu




Lado brasileiro
Durante minhas viagens mundo a fora, encontrei muitos gringos que já tinham visitado o Brasil e boa parte deles conhecia as cataratas do Iguaçu. Eu, invariavelmente, morria de vergonha de conhecer menos do meu país do que um estrangeiro. Mas no fim de 2013 quitei essa minha dívida nacionalista.
A cidade de Foz do Iguaçu tem muito pouco a oferecer, mas as cataratas valem a viagem. É um espetáculo forte, impressionante. De repente, aquele tantão de água te hipnotiza e você não ouve nada além do barulho da queda. A sensação é aquela bem clichê: somos mínimos. 

Argentina - queda da Garganta do Diabo
O triste é ter que confessar que o lado argentino é melhor que o brasileiro: você chega mais próximo da queda principal, a Garganta do Diabo, e pode seguir outras duas trilhas (superior e inferior) que proporcionam vista diversificada e privilegiada das cataratas. Para fazer tudo, leva por volta de cinco horas. Mas o bom mesmo é reservar o dia todo para isso. Eu aproveitei e fiz o passeio do bote, que chega bem perto de uma das quedas, e é mais barato que no lado brasileiro (custa 180 pesos o mais rápido de 12 minutos). Mas o barato para por aí. Tudo dentro do parque é bem caro. Uma água custa mais de oito reais. A única lanchonete com um preço um pouco mais razoável é o El Fortín. 
Argentina - Circuito Inferior
Argentina - Garganta do Diabo
Já no nosso lado do Iguaçu, tem apenas uma trilha que leva até o outro lado da Garganta do Diabo. É lindo e de fácil acesso. Até cadeirantes conseguem ir. Mas é bom conhecer primeiro esse para não achar sem graça depois de ver as quedas argentinas. Dá para fazer o passeio em duas ou três horas. Dentro tem três restaurantes/lanchonetes com preços razoáveis.

Lado Brasileiro - Garganta do Diabo
Na saída, é legal visitar o Parque das Aves, que é logo ao lado. O ingresso custa R$ 20,00. Eu, que nem sou muito fã de pássaros, adorei. Tem muita espécie diferente, mistura de cores fantásticas e dá para entrar em alguns viveiros. O que gostei é que no final tem uma placa enaltecendo a Deus pela belíssima criação. Digno reconhecimento.

Um comentário:

  1. Digo reconhecimento indeed.

    É maravilhoso ver Deus na natureza.

    Gostei do post e das fotos. Fiquei com vontade de conhecer =)

    Beijocas

    Didy

    ResponderExcluir