quarta-feira, 31 de julho de 2013

Guest Post - Dias perfeitos de verão - Bélgica

Esse é um post especial, escrito por uma amiga muito querida. Enquanto passamos frio no Rio, ela traz um pouco do calor do verão belga e mata minhas saudades...



"O clima aqui na Bélgica é meio triste. A maior parte do ano é dominada por céu nublado, chuva, frio, escuridão. Durante o inverno os dias são tão curtos e o sol fica tanto tempo sem aparecer que você até começa a esquecer como é ver a luz e sentir o calor na pele.

Sempre que conheço alguém aqui e digo que sou do Brasil a pessoa se ilumina e sei exatamente o que passou pela sua mente: sol, calor, praia. Me perguntam porque decidi morar na Bélgica e se eu não sinto falta do clima.

Evito enumerar todos os pontos em que a vida na Bélgica é melhor do que no Brasil (pra mim) e resumo dizendo que quando o calor é demais, você se cansa. Que o eterno verão brasileiro não proporciona qualidade de vida às pessoas.

Aqui eu aprendi a desejar e aproveitar os – poucos - dias de sol. No Brasil eu evitava sair quando o sol estivesse muito quente e andava sempre pela sombra para não queimar. Odiava chegar suada ao trabalho e nunca havia roupa confortável e fresca o suficiente.

Na Bélgica o sol chega timidamente. Passamos a primavera inteira sonhando com o calor e celebrando cada florzinha que nasce. A natureza se renova e o espírito das pessoas também. Sai um solzinho e todo mundo sai de casa. Sentam-se no jardim, nas calçadas dos bares, vão aos parques, andam de bicicleta, fazem churrasco, descobrem as piscinas, vão à praia. Ficam tão bronzeados, mas tão bronzeados que parece que estavam perdidos num deserto!

O humor muda, usamos roupas leves, comemos comidas leves, o espírito fica mais leve e ficamos ao ar livre até tarde (pôr do sol às 22h!).
E eu, brasileira do sertão norte mineiro, reclamo do calor de 25 graus!"

Ana Elisa Miranda é professora de inglês, ex Au Pair e escritora. Autora do livro de crônicas "Qualquer dia desses” e do eBook “Live the dream and love the journey”, recém-lançado.

Facebook: https://www.facebook.com/anaelisasmiranda

3 comentários:

  1. Faltou comentar o mais importante... nada melhor que um dia de sol na Belgica tomando uma cervejinha gelado numa mesa do lado de fora do bar... é uma das coisas que sinto saudades... ;)

    ResponderExcluir
  2. Sim! Coloquei "sentam nas calçadas dos bares...". Também adoro! No fim do dia, aquele monte de gente aproveitando o solzinho, tomando uma das deliciosas cervejas belgas e comendo queijo com mostarda hehehe ;)

    ResponderExcluir
  3. Ai... verdade!!! Esse clima de verão é muito bom... Muita saudade!!!

    ResponderExcluir