sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Sinta-se em casa em Porto


Digo e repito: Se cada cidade tem uma palavra, a de Porto com certeza é acolhedora. E não é apenas porque eles falam a nossa língua (ou nós falamos a língua deles...), ou porque nossa história está ligada, nem mesmo porque lembra o Brasil... Porto é acolhedora principalmente por causa das pessoas.

Sabe essa mania de brasileiro de puxar assunto no ponto de ônibus, na fila, na padaria...? Influência portuguesa!!! Em todos os lugares que eu e a Tati íamos, algum português se metia na nossa conversa, puxava assunto com a gente e virava nosso amiguinho. De verdade, nunca fiz tantos amigos em uma cidade. No final dos quatro dias de viagem, já éramos até reconhecidas na rua. Passávamos pelos lugares dando tchauzinho pras pessoas...

E olha que eu tinha uma má impressão dos portugueses, os achava grossos e impacientes... Mas é só fachada... a impaciência só faz deles mais engraçados.

Além do povo, Porto é acolhedora em todos os sentidos. O clima é agradável, com sol e ventinho fresco, tudo é muito barato, a comida é deliciosa e os hostels são reconhecidos por serem de ótima qualidade. E sem contar que estava na companhia da Tati... diversão garantida!!!

Em Porto conhecemos também um pouco mais da nossa história, igrejas que foram construídas com NOSSO ouro, de como a Independência do Brasil afetou o império de Portugal, por isso, super recomendo o Free Walking Tour de lá. Fizemos dois caminhos diferentes (nos perdemos em um deles), mas são bem interessantes. No Walking Tour eles também indicam uns restaurantes ótimos. Um deles tem menu do dia a 6 euros (bebida inclusa!) e a dona é uma simpática! Virou super nossa amiga! O outro é de Tapas, onde comi um bacalhau com natas MARAVILHOSO!!! O garçon também virou nosso amigo!


É claro que fomos também visitar uma cave de vinho do Porto e embora por dentro não tenha nada de mais, é bacana para entrar no clima local. Mas pra dizer bem a verdade, as caves ficam no outro lado da ponte, ou seja, em outra cidade, chamada Gaia. 



À noite, Porto é uma agitação tranquila, que eu adoro. Principalmente no Piolho, um bar perto da universidade. A verdade é que o negócio deles é apenas para bater papo, todo mundo do lado de fora, querendo fazer amigos... mas não espere sair para dançar e pra falar a verdade, nem pra ver gente bonita! hahaha
Ah... e aos domingos, esquece! Cidade vazia!



No mais, Porto tem histórias peculiares bem interessantes. As duas igrejas católicas mais próximas uma das outra, divididas apenas por uma "casa", que na verdade não passa de uma porta. 


PS: Os hostels de Porto são famosos por serem bons e baratos, o que a gente ficou era bem legal também: Porto Alive Hostel. A localização era excelente, bem no centro, os quartos confortáveis e os staffs super simpáticos. O café da manhã deixou a desejar e eu alaguei o banheiro algumas vezes, mas valeu!


2 comentários:

  1. Concordo com cada palavra, eu voltei apaixonada por Porto!

    ResponderExcluir
  2. Porto é uma graça! Amei tudo, especialmente a sua companhia! Mas realmente encontrar um cara sem dente numa boate super apertada é complicado. hahahahaha

    Vale o passeio, especialmente a Ribeira e tudo que tem nata. rs

    ResponderExcluir