quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Rome, sweet home...


Um dos meus livros/filmes favoritos, “Comer, Rezar, Amar” não me saía da cabeça enquanto eu andava pelas ruas de Roma. Nas minhas primeiras horas na cidade, sentada em frente ao Vittoriano, saboreando meu gelato, eu me lembrava de quando o li pela primeira vez: em Niterói, cheia de dúvidas e, inspirada por ele, começando a vaguear sobre a possibilidade de passar um ano na Europa.  
Roma me fez lembrar de como tudo começou e, de toda a Itália,  foi onde me senti mais “home”. É a única cidade fora do Brasil que eu e todos os meus irmãos já visitamos, foi o único momento que encontrei pessoas previamente conhecidas (as meninas Au Pair de Bruxelas) e até a casa onde fiquei lá foi a que teve mais gostinho de casa.

Para além da parte emocional, Roma é impressionante. A cada esquina um monumento chama sua atenção e te faz suspirar (tanto pela história quanto pela beleza). O Coliseu é de tirar o fôlego, a Fontana de Trevi é deslumbrante, o Vittoriano é gigante e a luz dentro do Pantheon dá quase uma sensação de divino.

Acho que de tão famosa, Roma dispensa comentários, mas minha dica para a cidade é comprar um livro-guia que se encontra em cada banca de jornal. Foi o que eu fiz e adorei. Em cada ponto turístico, eu abria meu livro e descobria onde, quando, por quem e por que foi construído. Em uma cidade que é uma imersão de história, é uma delícia viajar com as datas e nomes! J
Infelizmente, tenho que confessar que o Romano não é um povo assim tão simpático. Acho que eles já não agüentam mais tantos turistas e pedir informações lá é sempre correr o risco de tomar um fora. Por isso, prometi elogiar um restaurante onde almoçamos chamado “Imperiale”. A pasta era bem gostosa, o preço razoável e o melhor atendimento da cidade. Fica entre o Coliseu e o Vittoriano.  

Para fechar, tenho que discordar de “Comer, Rezar, Amar” quando diz que a palavra de Roma é “Sex”. Talvez para quem mora lá isso seja até verdade, mas para os turistas, a palavra com certeza é  “Crowded”. Ô cidade lotada! E quente!!!
E por falar em palavras, eu gosto desse jogo. Você já sabe qual é a sua? Eu ainda estou decidindo a minha. Tem duas na disputa. Uma em francês e outra em italiano. Acho que muda sempre que me apaixono por uma nova língua! ;)

3 comentários:

  1. Aiiii Tete!! Que delícia né? A Itália é linda demais!! Minha vontade é ir morar lá!! rsrs

    Mato a saudade de você por aqui e fico muita orgulhosa de você!!

    Volta logo! rsrs
    beijos
    Raphani

    ResponderExcluir
  2. Adorei Maitê! Aquele restaurante foi ótimo mesmo e, menina, não entrei no Pantheon! =/

    ResponderExcluir
  3. Maiteee!

    Amei!

    Estou louca para te encontrar aí e badalarmos por esses lindos lugares da europa!

    ResponderExcluir