domingo, 14 de agosto de 2011

Milão

Finalmente em casa depois de uma viagem maravilhosa e muito cansativa. Foram cinco cidades visitadas em dois países. Ou seja, muita história para contar no blog! :D
Minha primeira parada foi Milão. Capital da moda na Itália e no mundo, a cidade me surpreendeu. Embora seja o centro comercial do país, Milão tem um ar especial. É charmosa, viva, animada e com muito verde. 
A cidade não tem muitos pontos turísticos famosos. O principal é a Catedral Duomo. Uma igreja monumental, impressionante por dentro e por fora. Tem também as galerias e ruas da moda, com marcas super fashion totalmente fora das minhas pretensões, embora seja gostoso de olhar.


Mas para mim Milão vale a pena por duas atrações: San Siro e “A última Ceia”.
Para os amantes do futebol, a visita ao estádio do Milan e do Inter de Milão é indispensável. Primeiro você conhece o museu e dá maior orgulho de ser brasileiro. Só dá nós:  Kaka, Júlio César, Adriano, Robinho...


Depois começa a visita guiada por dentro do estádio. Uma das partes mais emocionantes é conhecer os vestiários. Cada um com seu estilo e suas cores, lindos. O do Milan é mais sofisticado, com cadeiras e tela de TV especial para cada jogador. E tem até a “esquina brasileira”, onde sentam Pato, Thiago Silva, Robinho e onde sentaram Kaka e Ronaldinho Gaúcho. Eu, boba do jeito que sou, sentei em todas elas! :D

A entrada do museu custa 7 euros e o combo com Museu+tour no estádio 12,50 (acho que são preços para moradores da Europa, mas não tenho certeza). O San Siro é um pouco afastado do centro. Da praça Duomo, tem metrô que leva perto do estádio e de lá você pode pegar um ônibus ou caminhar uns 20 minutos.  O problema é que ainda não sei qual ônibus que se deve pegar e pelo visto, nem os italianos! :P
O outro ponto imperdível de Milão é a igreja Santa Marie de La Grazie, onde está a famosa obra de Da Vinci, “A Última Ceia”. Que ao contrário do que eu pensava, não é um quadro, mas uma pintura na parede do refeitório da igreja.


Como já disse anteriormente sobre a Monalisa, acho muito emocionante ver ao vivo uma obra de arte de um gênio como Da Vinci. No caso da “Última Ceia”, minha curiosidade era ainda maior devido a todas as especulações dos livros de Dan Brown.  E devo confessar que muitas delas até fazem sentido.
Eu ainda recomendo um passeio no parque Sempione. É tão bonito e tranqüilo. Ótimo para relaxar da correria de turista. E a noite tem uma boite dentro do parque no estilo “aperitivo” (típico da Itália). Tem um Buffet de comida a vontade e você só paga a bebida, que custa 10 euros cada uma.
A nightlife de Milan é num bairro chamado Navigli, perto do canal, cheio de bares e restaurantes. Foi lá que experimentei minha primeira pizza italiana, num restaurante chamado Fabricca, totalmente recomendado!  O preço é bem razoável, variando de 5,50 a 7,50 dependendo do sabor e a pizza é simplesmente MARAVILHOSA. Well, this is Milan, this is Italy!!! :D

Um comentário: