segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

10 Livros sobre viagem


Nos últimos dias, rolou uma brincadeira no Facebook para listar 10 livros que marcaram sua vida. Eu adorei. É uma boa maneira de pegar indicações e também conhecer mais da pessoa, no estilo diga-me o que lês que te direi quem és. 
 
Para mim, foi muito difícil selecionar os 10 e, logo depois que publiquei, lembrei outros que mereciam ter entrado. Mas como esse é um blog basicamente sobre viagens, a tarefa é mais fácil. Listar 10 livros interessantes que, de alguma forma, se relacionem com o tema. Aí vão minhas dicas:


- Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry) – Não é sobre uma viagem literal ou mesmo possível, mas revela perfeitamente o espírito da coisa. A experiência de conhecer outros mundos, novas pessoas, de sonhar. E o autor era um piloto, portanto, um viajante nato.

- Comer Rezar Amar (Elizabeth Gilbert) – Foi uma das grandes inspirações para minha viagem para a Europa e também para esse blog. É uma história real e uma experiência não rara – de alguém que viaja para se encontrar. É lindo, me marcou profundamente e foi decisivo na minha viagem por Roma

- E foram todos para Paris (Sérgio Augusto) – É uma proposta de guia bem diferente de Paris. Para conhecer o lado cult da cidade luz,  dos anos 20, dos modernistas Hemingway, Fitzgerald e Picasso. Eu gostei muito da experiência de andar por lá com o livrinho a tira-colo, de conhecer a livraria e os cafés que eles frequentavam.  PS: Paris é uma festa (Ernest Hemingway) é como se fosse o relato original de “E foram todos para Paris”. É o próprio Hemingway contando sua vida na Paris dos anos 20. Eu achei ele meio chatinho e o outro tem mais dicas práticas. 

- Código da Vinci (Dan Brown)– Pode parecer bobagem, mas ler o Código da Vinci foi minha primeira motivação para conhecer o Louvre e assim que cheguei lá só pensava no livro, nos mistérios e segredos que o museu escondia. O mesmo aconteceu quando vi “A última Ceia”, em Milão. Fiquei observando os mínimos detalhes para ver se percebia as mensagens subliminares descritas por Dan Brown. 

- Anjos e Demônios (Dan Brown) – Assim como a experiência acima, o Vaticano ficou muito mais interessante para mim depois que li esse livro e quando o conheci também só pensava nas conspirações protegidas por toda aquela riqueza. 

- Budapeste (Chico Buarque)- Se você não tem vontade de conhecer a cidade, provavelmente terá depois de ler esse livro. Ou pelo menos curiosidade para ouvir o idioma húngaro, grande protagonista da história. E o mais estranho é que o Chico jura que escreveu sem nunca ter pisado por lá. 

- Terra Sonâmbula (Mia Couto) – Esse não é um livro sobre viagem, mas fortaleceu ainda mais a minha vontade de conhecer melhor a África, suas histórias, sua cultura. E de visitar Moçambique. 

- O Livreiro de Cabul (Åsne Seierstad)- Eu nunca tive muito interesse por países mulçumanos e muito menos pelo Afeganistão, mas esse livro me despertou a vontade de entender melhor essa cultura, esses lugares e, quem sabe um dia...

- A Insustentável Leveza do Ser (Milan Kundera) – Para ser sincera, quando conheci Praga já nem lembrava que esse, que é um dos meus livros preferidos, se passava por lá. Mas andando por aquelas ruas, vendo aquelas pessoas, me lembrei e fiquei tão feliz.  

- Live the dream and love the journey (AnaElisa Miranda) – É um must-read para quem quer ser Au Pair. Explica como se preparar, como encontrar uma família e também ajuda a entender e lidar melhor com o boom de sentimentos trazidos pela experiência de morar com outra família em um país diferente.

E vocês? Que livros indicariam?

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Não conhecia, Evelyn, mas dei um Google e me pareceu bem interessante. Entrou pra minha lista de livros para ler esse ano! :)

      Excluir
  2. Adorei a lista! Agora estou cheia de ideias do que ler :)

    ResponderExcluir
  3. Eu que te dei o comer, rezar e amar!! Logo, eu que te influenciei na viagem à Europa!!

    De rien :p

    heheheh

    Beijos

    Elody

    ResponderExcluir