sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Lisboa: o fim pelo começo


Todo brasileiro tem um pezinho em Portugal, mesmo que não o consiga reconhecer nitidamente. Se por nada, no mínimo, pela língua. Minha temporada na Europa acabou, então, justamente no princípio: em Lisboa. Era uma escala alongada para aproveitar e conhecer a capital que deu origem ao meu país como o entendemos hoje. 


Foi o suficiente para fazer o que não podia deixar de ser feito: comer pastel de Belém (não simplesmente de nata, de Belém!), visitar o Mosteiro dos Jerônimos, a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos, andar de bondinho e passear pela Baixa, o centro histórico da cidade. 


À noite, eu e uma querida brasileira que me hospedou fomos curtir um barzinho latino. E de repente eu tenho absoluta certeza que o mundo é um ovo, que tudo está interligado. Antes de saber que éramos brasileiras, uma portuguesa vem fazer divulgação justamente de uma noite de samba que aconteceria no dia seguinte. Papo vai, papo vem, ela conta que já morou no Brasil, em Niterói, no Ingá, na rua Tiradentes (para quem não sabe, onde morei durante anos até ir para a Europa). Foi para lá fazer intercâmbio, estudou na UFF, no IACS, Jornalismo (exatamente o que e onde estudei). E o pior/melhor de tudo, era super amiga do meu professor mais querido, o Alceste. Sai de lá até tonta com tanta coincidência!



No manhã seguinte, embarquei para o Brasil...  E nem parece, mas já se passaram quatro meses que estou de volta... 



PS: também perdi boa parte das minhas fotos de Lisboa... :S

2 comentários:

  1. Não sei dizer exatamente o motivo, mas esse foi o texto de que mais gostei até agora. :)
    Cativante.

    ResponderExcluir
  2. nossa amei lisboa.... comida, povo e paisagem.... sem duvida voltarei!!!!

    ResponderExcluir