sexta-feira, 13 de julho de 2012

No interior da França... St. Valerie Sur Somme


Existem certas experiências que só o trabalho de Au Pair te dá. Viajar para lugares que você nunca imaginou é uma delas. Minha primeira vez na França foi "a trabalho" com minha primeira família na Bélgica. Eles têm uma casa numa vilazinha no sul da França, chamada Mortagne sur Gironde, perto de Bordeaux, e fomos para lá duas vezes, passar carnaval e páscoa. Foi o lugar com o maior clima de paz que já conheci.

E agora, mais de um ano depois, aqui estou eu na França a trabalho de novo. Desta vez, numa vilazinha no norte do país, com a terceira família que sou Au Pair. E se Mortagne é hors concours no quesito paz, St. Valery sur Somme tem o pôr do sol mais bonito que já vi na Europa (ia falar do mundo, mas lembrei do pôr do sol que vi na Table Mountain na África do Sul). Todo fim de dia que faço meu passeio fico impressionada... (e com raiva por não saber fazer fotos!).

Eu confesso que quando soube que viríamos passar duas semanas aqui não fiquei nem um pouco empolgada. Em época de fechamento da revista e com tantas coisas para fazer (meus cursos, organizar minha viagem de verão, minha volta para o Brasil), passar duas semanas fora de Bruxelas, numa casa sem internet e com três crianças full-time não parecia uma boa ideia, principalmente depois que tive uma briga um tanto séria com um dos meninos que tomo conta.
Mas a viagem foi bem melhor do que eu esperava. St. Valerie tem um clima de paz e tranquilidade típico do interior da França, é bonita e, mesmo que as praias não sejam das melhores (a que fomos é de pedras), dá para curtir o sol. A casa que estamos é uma delícia, com um jardim enorme e uma mesa de ping-pong que faz a diversão das crianças e minha, é claro! Para melhorar, descobri que os meninos são viciados em jogos como eu. Passamos as noites no baralho e no War (na Europa se chama Risk). Muito melhor que qualquer conexão wifi!


Esse clima de praia durante o dia e jogos à noite me lembra minhas férias com minhas irmãs... momentos tão bons. Me deu ainda mais saudade do Brasil e, embora saiba que vou morrer de saudade de tudo aqui, fiquei feliz de pensar que estou voltando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário