quinta-feira, 7 de junho de 2012

Tem sol na Bélgica! E praia também!



 Durou pouco, mas aconteceu! O verão chegou à Bélgica (e já foi embora, by the way!). Foram 10 dias CONSECUTIVOS de sol. Diante de tamanho milagre, aproveitei para fazer algo que ainda não tinha feito em mais de um ano morando aqui: fui à praia!!!



A Bélgica é banhada pelo Mar do Norte. É claro que não se compara às praias brasileiras, mas confesso que minha expectativa era tão ruim que até gostei. A areia é grossa, a água, escura e fria, mas consegui mergulhar. E poucas coisas me fazem tão bem quanto um banho de mar!

A praia que visitei é De Haan, uma das maiores daqui. Levamos mais de três horas de Bruxelas até lá tentando evitar o congestionamento da estrada e só conseguindo perder tempo. A melhor opção, sem dúvidas, é pegar o trem de Bruxelas à Oostende e de lá o trenzinho que percorre todas as praias.

De Haan é toda dividida em "baias" e tem um calçadão cheio de lojinhas, sorveterias e restaurantes. Uma delícia para passear. Pena que lá, como na maioria das praias belgas, tem pequenos prédios bem em frente ao mar, estragando um pouco a paisagem.



O ambiente é bem familiar e, por isso mesmo, tomei um susto quando, assim que cheguei, vi uma mulher de meia-idade fazendo top less. Depois, vi outra, mas ninguém parecia nem reparar. Nem crianças, nem adultos. Costume belga que ninguém se incomoda. Não que eu me importe, mas usando as palavras de Gilberto Gil: "Desnecessário, Preta".

Saímos da praia já mais de 20h e fomos comer algo na vilazinha. Os restaurantes estavam todos lotados, um clima super gostoso. Pegamos a estrada de volta umas 22h, na hora do pôr-do-sol.






6 comentários:

  1. Vc conseguiu mergulhar! Eu não consegui essa façanha :(

    ResponderExcluir
  2. Ana! Lembrei tanto de vc por causa disso! Eu achei que fosse ser super difícil mergulhar de tanto que vc tinha falado que a água era gelada. Mas não estava tão gelada assim. Estava fria, mas já peguei praia no Rio tão fria quanto essa! hehehe

    ResponderExcluir
  3. Ahahahha... "desnecesrio, preta".... Que preconceito.... Jornalista tem que ter a cabeça aberta poara outras culturas.... Se vc tivesse numa aldeia indigena vc faria o msm comentario???? É culturallll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Ludy, nao estou sendo preconceituosa! Nao disse que era nem certo nem errado. EU, particularmente, acho desnecessario! Como tb acho desnecessario os peitos de fora numa aldeia indigena! Prefiro nao ver! Hahaha

      Excluir
    2. la é a cultura deles minha filha.. e tambem os indios não fazer seu capricho.. vão mostra os peitinhos sim..

      Excluir
  4. porra mas agente nasce pelado então é normal...

    ResponderExcluir