sexta-feira, 4 de maio de 2012

Paris, je t'aime




Paris para mim é sempre de última hora, no improviso. E sempre perfeita! Desta vez, pelo menos, consegui ficar tempo suficiente para dizer que conheço Paris. E, definitivamente, é minha cidade preferida no mundo. Tudo bem que não conheço o mundo inteiro (ainda!), mas de todos os lugares que visitei até hoje, Paris é meu favorito.

Como já tinha visto os pontos turísticos principais, passei os dias sem correria e curtindo andar sem rumo pela cidade. E eu sempre descobria algo novo que me encantava! Não importava a estação de metrô que eu descesse ou o caminho que escolhesse seguir, sempre tinha algo que agradava aos meus olhos. 



Como tinha ganho algumas semanas antes da minha mãe um livro sobre a Paris dos anos 20/30 ("E foram todos para Paris", de Sérgio Augusto), fiz meu pequeno roteiro com base nos locais frequentados pelos "badalados" da época: Hemingway, Fitzgerad, Picasso, etc. Passeei pela rive gauche, vi a Universidade de Sorbonne, e fiquei encantada com o ambiente diferente e aconchegante da livraria em inglês Shakespeare and Company. Me inspirei tanto que comprei um livro da Simone de Beauvoir, em FRANCÊS! (Vamos ver se algum dia consigo ler!).


Aproveitei para ir também ao Castelo de Versailles, que ainda não tinha visitado. O castelo estava fechado, então não pude visitar por dentro, mas só os portões de ouro, a construção por fora e os jardins já valem super a pena. Que lugar lindo!

E por falar em jardim, o de Luxemburgo também é uma graça. Pequeno oasis no centro da cidade. Assim como a Praça Vosges, perto da Bastilha.



Algumas observações sobre a viagem:

-Metrô: tenho que concordar que o metrô de Paris é um exemplo. Você chega a qualquer lugar da cidade com ele. É rápido e os intervalos são curtos. Não é o mais limpo do mundo e nem o mais seguro (sempre rola pickpocket), mas facilita muito a vida. Sem contar que os artistas ambulantes são um show a parte. O negócio é quase profissional. Vi microfone, guitarra elétrica e até marionete! Ah, e claro, um deles tocou 'Ai, se eu te pego'. E, prometo, tinha mt gente dançando e cantando com ele!
Dica: quem tem até 25 anos consegue comprar o ticket de um dia de metrô pela metade do preço nos fins de semana e feriados.

- Hostel: fiquei no Plugg Inn e gostei. É super bem localizado, pertinho do Moulin Rouge, então à noite tem muitos cafés lotados e movimento. Tem café da manhã e internet de graça. É limpo, o atendimento é simpático e tem um locker na recepção para quem quiser guardar coisas de valor. Achei um pouco caro, paguei 35 euros por noite num quarto para 4 meninas com banheiro dentro.

- Comida: para quem gosta de doces, a França é uma perdição. Em Paris eu comi o melhor crêpe da minha vida: de caramelo com manteiga salgada na Creperie Josselin, na Montparnasse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário