sexta-feira, 23 de março de 2012

Na cidade do Saxofone... e na da mão também!


O inventor do Saxofone é belga. Pois é, eu também não sabia disso até pouco tempo atrás quando minha professora de francês falou sobre isso em aula. E num domingo desses, fui visitar Dinant, a cidade de Adolphe Sax. A casa dele virou um pequeno (bem pequeno!) museu do instrumento, onde se pode ouvir um pouco de história e uns trechos de música. Bem bonitinha e interessante!


Mas o que mais gostei em Dinant foi a gruta La Marveilleuse. Na Europa, quase tudo é história, museus, monumentos, igrejas. Eu adoro, mas confesso que é gostoso ir a uma cidade onde a atração principal não seja uma cathedral (embora Dinant também tenha uma igreja muito bonita!). Mas a gruta é algo diferente, inusitado. Já tinha entrado em uma na África do Sul e foi mt legal visitar essa em Dinant. Embora o guia tenha dado muitas explicações geológicas e científicas para a formação da gruta (que não entendi muito bem em francês e tão pouco acho que teria entendido em português), para mim, os mistérios da natureza são apenas mais uma expressão da beleza e perfeição de Deus.


Com tudo isso, Dinant é a cidade francófona que mais gostei na Bélgica.



No fim de semana seguinte a Dinant, fui conhecer uma cidade flamenga: Antuérpia. Era um dia de sol e as ruas estavam lotadas. Descobri na hora que lá é bom para comprar, mas era sábado e estou sem um tostão furado, então apenas passeei pela cidade, que por sinal, é bem mais bonita que eu pensava. Tem belas arquiteturas, igrejas... E um mão, que até então não sabia o significado. Quando cheguei em casa, fiz a pesquisa e descobri a lenda de Silvius Brabo. A estória fala de um gigante chamado Druon Antigone que cobrava uma espécie de pedágio aos navegantes do rio Escalda, às margens de Antuérpia. Um belo dia, o soldado romano Silviu Brabo se negou a pagar o imposto e se envolveu numa briga com o gigante. Para a surpresa de todos, Brabo venceu a batalha, matou Druon e arremessou sua mão no rio. Daí a explicação para o nome Antuérpia, que significa mão e arremessar em holandês.



PS: A Ana Eliza, citada em tantos posts, como em RomaLondresNamur, encerra sua participação (temporariamente, assim espero!) neste blog. Antuérpia foi nosso último passeio juntas na Bélgica, pois em em breve ela volta para o Brasil. Vai deixar saudades, mas tenho certeza que ela ainda fará parte de muitos episódios na minha vida, e neste blog tb, por que não? :)

4 comentários:

  1. Hand Werpen... Eu tive essa história na aula de holandes :)

    ResponderExcluir
  2. Poxa.... a melhor cidade da Bélgica é Namur.... :P

    ótima matéria... ;)

    ResponderExcluir
  3. Para de me fazer chorar, menina! Com certeza ainda faremos varios passeios pelo mundo afora :)

    ResponderExcluir
  4. Estou indo a Dinant e voltei aqui pra ler o post. O que mais vc recomenda ver e fazer por lá? Vamos passar 3 dias!

    ResponderExcluir