terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Típico de Amsterdam

Quando se fala em viajar para Amsterdam, a primeira coisa que as pessoas pensam é logo nas drogas liberadas e nas prostitutas que se exibem livremente. Agora, eu posso dizer que conheci essa parte do imaginário de Amsterdam. Mas a verdade é que as coisas não são exatamente do jeito que a gente pensa.

No fim de semana, eu fui a dois Coffees Shops com meu irmão e minha cunhada. Os dois mais famosos de Amsterdam. Em um deles, foi gravada uma cena do filme Doze Homens e um Segredo e o outro é o Bulldog que não sei porque exatamente ele é tão famoso. Para quem não sabe, é no Coffee Shop, e somente ali, que pode ser vendida a maconha legalmente. O cheiro vc consegue sentir lá da rua. Antes mesmo de ver o Coffee Shop, vc já sabe que está chegando perto de um pelo cheiro. É óbvio que para quem não curte drogas, não é o melhor lugar do mundo para se frequentar, mas é interessante ver como isso é simples para eles. Fuma quem quer. E se quiser, não precisa enfrentar traficantes, subir morro ou coisas do tipo. Além do mais, você só pode fumar dentro do Coffee Shop, então dificilmente alguém será incomodado com o cheiro da maconha se não estiver por ali. Diferente do Brasil, por exemplo, onde fica cada vez mais comum vc sentir cheiro de baseado nas praias e festas.

Hoje, por fim, eu fui na Red Light Street, o quarteirão das prostitutas. Para uma garota careta como eu, confesso que é muito estranho andar por uma rua onde várias mulheres se exibem de micro calcinhas e sutiãs nas portas de vidro para atrair os clientes. E tem de tudo. De garotas muito bonitas a velhas gordas desdentadas. O interessado olha, escolhe a que melhor lhe agrada, negocia o preço ali mesmo na frente de todo mundo e entra. A garota simplesmente fecha a cortina e pronto. Povo civilizado, né??? E ninguém fica reparando quem tá entrando ou saindo dos quartinhos. A primeira coisa que pensei é que dificilmente um homem comprometido se arriscaria a fazer isso. Ponto positivo! hahaha
Para as mulheres também é vantajoso. Elas são legalizadas, pagam impostos e tem uma proteção policial. E mais uma vez, só assiste isso quem quiser. Eu, por exemplo, já tive surpresas desagradáveis andando a noite no Rio ou mesmo em Niterói. Em Amsterdam, isso nunca aconteceria.

Enfim... não acho que a decisão de liberar a maconha e a prostituição seja algo necessariamente bom ou ruim, mas parece que por aqui isso tem funcionado.

Infelizmente, não se pode tirar foto da Redlight street e as fotos do Coffee shop ficaram na máquina da minha cunhada, então hoje ficamos sem fotos.

Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário